ABDI oferece curso EaD sobre Encomendas Tecnológicas

Voltado para servidores públicos, agentes do sistema S e do 3º setor, o curso é uma parceria com a Embaixada do Reino Unido. É gratuito, com vagas limitadas

Em tempos de pandemia, muito se ouviu falar no desenvolvimento de uma vacina para o combate à COVID-19. O que poucos sabem é que a criação de tal produto passa por um instrumento de política de desenvolvimento tecnológico específico, as Encomendas Tecnológicas.

A ETEC é um instrumento de política de desenvolvimento tecnológico e surge como alternativa aos tradicionais modelos de investimento em inovação. A encomenda tecnológica tem uma lógica distinta específica e que só deve ser utilizada quando não for possível, econômica ou juridicamente, a utilização de nenhum outro instrumento de compra pública.

É a única modalidade de compra pública no Brasil destinada a uma aquisição que envolve o risco tecnológico. Trata-se de uma intervenção pública na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), de um instrumento no qual o Estado é o demandante, e define exatamente o resultado a ser buscado, se uma vacina ou uma solução de mobilidade urbana, por exemplo.

Por ser um instrumento relativamente novo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Embaixada do Reino Unido, vai oferecer curso sobre Encomendas Tecnológicas: o que é? Como funciona? Quando deve ser utilizada? Qual legislação envolve uma ETEC? E qual caminho seguir para utilizar esse instrumento?  São alguns dos conteúdos que os participantes terão durante as aulas, que acontecerão na modalidade ‘a distância’.

O curso é voltado para servidores públicos, federais, estaduais e municipais, agentes do Sistema “S” e do 3º setor. Inteiramente gratuito, serão ao todo 13 dias de aula, sempre às quintas e sextas, a partir de 18 de fevereiro até 1 de abril, das 10h às 11h30, totalizando 20 horas de curso. As aulas serão ministradas ao vivo com interação por chat (por meio da plataforma do YouTube).

Os interessados em participar devem ter curso superior completo. Algum conhecimento de inglês é recomendável, visto que haverá participação de convidados internacionais.

As vagas são limitadas a 50 participantes e os alunos terão que cumprir, pelo menos, 80% de frequência para obter o certificado que será emitido ao final do curso.

As incrições estão encerradas e o conteúdo técnico e as referências utilizadas nas aulas estarão disponíveis no endereço: https://hubtec.abdi.com.br.

O site HUBTEC foi lançado pela ABDI, em parceria com o IPEA e com a embaixada britânica, e é um repositório de informações sobre ETEC, que inclui legislação, definições pertinentes, orientações para uso de ETEC, além de espaço para esclarecimento de dúvidas junto a especialistas.

Confira a ementa do curso (https://hubtec.abdi.com.br/documentos/ ).

Calendário de aulas:

  • 18 e 19 de fevereiro – das 10h às 11h30
  • 25 e 26 de fevereiro – das 10h às 11h30
  • 04 e 05 de março – das 10h às 11h30
  • 11 e 12 de março – das 10h às 11h30
  • 18 e 19 de março – das 10h às 11h30
  • 25 e 26 de março – das 10h às 11h30
  • 1 de abril – das 10h às 12h